Entrevistei muita gente para fazer um levantamento de qual o momento que a música é mais oportuna e agradável para se ouvir . Percebi que não importa o Estado ou o país, as utilidades são as mesmas. Aqui vão alguns exemplos de situações:
- · Dentro do carro
- · Dentro do ônibus
- · Enquanto navega pela internet
- · Estado de humor: Triste
- · Estado de humor: alegre
- · Hora de sair
- · Hora de estudar
- · Hora do banho
- · Hora de cozinhar
- · Hora de trabalhar
- · Enquanto viaja
- · Toda hora
Leia alguns depoimentos interessantes a respeito da companhia necessária da música e as respectivas preferências dos ouvintes:
Enquanto trabalha:

"Como eu trabalho com musica é uma obrigação escutar os mais diversos estilos, aquelas que eu gosto e as que eu não gosto também por obrigação de trabalho mesmo. Mas mesmo assim quando estou escrevendo algo ou fazendo alguma coisa simples de trabalho, pode parecer curioso, mas sempre também escuto algumas musicas só que nos estilos que gosto (jazz musica brasileira, rock ingles). Acho que sou privilegiado porque na empresa que trabalho é permitido escutar música, até porque, ela faz bem."
Patrick Blancos França, 24 anos
Musico
Enquanto viaja :
"É um costume. Escuto música durante as minhas viagens porque necessito. Tenho medo das viagens, estradas movimentadas, turbulências, entre outras características. Sim, sou medrosa. Confesso. Mas vamos ao que interessa. Música me envolve num outro mundo. As letras acabam me transportando pra história que os compositores contam. Sabe? Gosto de escutar as músicas que vou cantar, sempre ouço meu repertório pra aprender mais, caprichar nos detalhes. Sou hiperativa, ansiosa e elétrica. Aí, ouço músicas calmas, isso me traz paz e eu consigo por alguns instantes ficar mais calma. Hehe. É verdade. Ah, a música sempre me ajuda. Durante as viagens, durante tudo. Ouça música e seja feliz!"
Cantora e jornalista.
Dentro do carro

"Eu não consigo dirigir sem música. Nossa, foi até engraçado, esse ano a frente do meu som estragou, o pininho que segura ele. Como estava sem tempo de trocar, eu tive que colocar até durex para dar para eu escutar música. Gosto de ouvir músicas na rádio, pela diversidade das músicas eu prefiro o rádio, porque muitas vezes a música que toca lá não tem nos meus CDs. Eu gosto muito de rock’roll, por isso gravo CD’s porque é o que menos toca nas rádios, é muito bom para enfrentar o trânsito."
Liliane Corrêa Jornalista, 40 anos
Jornalista / Editora do Jornal Aqui BH
Enquanto cozinho

"Eu escuto música quando estou cozinhando porque uma forma de juntar o útil ao agradável. Na verdade eu escuto música fazendo tudo, arrumando casa, tomando banho. É uma forma de otimizar o tempo, você está fazendo uma obrigação e um lazer ao mesmo tempo. Escuto rádio, gosto de tudo, de menos funk. Como escuto com minha filha, a gente vai alternando: uma hora na rádio que eu gosto, outra hora na que ela gosta. Começo dançar, faço tudo, depende do meu humor, se eu estou triste, eu canto que canto mesmo, se estou feliz, danço, faço até pirueta. Ouvindo música eu me transformo, adoro, a música me emociona."
Elizabeth Ferreira Alves, 32 anos
Auxiliar Administrativa - Puc Minas

"Amo música, é algo muito importante pra mim. Como nasci em um lar evangélico, desde sempre tive contato com a música (as igrejas costumam ter um ministério de louvor - pra vocês é como se fosse uma banda).Ouço e 'faço' música com o objetivo de adorar a Deus. Como penso que devo adorar a Deus em todo tempo, sempre estou ouvindo música. Essa combinação de música e adoração, me traz alegria, ânimo, paz, reflexão... enfim, muitas sensações e reações dependendo da música em si e do momento. O 'estilo' das músicas que gosto é denominado de 'louvor e adoração', são músicas evangélicas com letras quase sempre tiradas/inspiradas da/na bíblia ou que expressam nossa fé ou sentimento. Na verdade, essa 'modalidade' engloba vários estilos, desde bossa nova até rock do mais pesado, tem música pra gregos e troianos. Particularmente, prefiro as músicas internacionais. Ouço quando estudo, quando o computador estar ligado, na igreja, no ônibus... diria que a maior parte das horas de um dia."
Matemática Computacional - UFMG
Música para toda hora:

Escuto música toda hora e sou bem eclético. Escuto de tudo, seja quando eu estou sozinho em casa ou acompanhado, escutar musica pra mim é uma questão de estado de espírito, para mim é uma troca de energia. Se eu estou apaixonado escuto sertanejo, já no dia a dia escuto músicas mais tranqüilas, quando não há sentimento especial eu escuto rock. Acho que rock é meu estilo "favorito", mas depende, se é uma sexta feira a noite e estou me arrumando pra alguma balada ouço uma house. uma musica eletrônica, pra esquentar. Mas as vezes é o contrário ao invés de eu me sentir de uma forma e colocar a musica pra corresponder àquilo, eu coloco uma musica que me transmita o que ela em si representa sabe? Se quero ficar mais tranqilo, dar uma acalmada..coloco uma musica clássica, um reggaezinho. Música me deixa melhor.
Thiago Tristão Nunes Lopes, 20 anos
Estudante