terça-feira, 7 de setembro de 2010

A música capaz de fazer alguém gostar de física

Foco: Função didática

Personagem Principal: José Inácio da Silva Pereira

( “Professor Pachecão”)

Localidade: Belo Horizonte


As “aulas show” foram muito conhecidas nacionalmente ilustradas pelo professor Pachecão. O mineiro levou seu exemplo bem sucedido do uso da música dentro do ensino para vários programas globais como Jô Soares e Xuxa. Pachecão ainda atou como ator, contudo a vida da telinhas imitava a vida real, o seu papel era de um professor que através de suas músicas ensinava, exatamente como era a sua rotina. Gravou um disco chamado "Odeio física" com algumas de suas composições que usava dentro da sala de aula e vendeu 70 mil cópias com os seus sucessos. Além disso, ele fez vários shows em diversas localidades , e chegou a dar aula em 5 estados durante uma mesma semana, mas toda esse sucesso só aconteceu graças ao agrado quase unanime do seu modo de dar aula inicialmente no colégio Champagnat.

Morador de Laranjal, dotado de grandes sonhos, ele não imaginava que faria algo que se destacasse dessa maneira. Aprendeu a tocar violão apenas para chamar atenção de uma antiga pretendente, mas foi através deste instrumento que conseguiu chamar a atenção da sua primeira turma. Ele foi convidado para substituir um professor de física e somente para efeito de “sossegar” a turma ele cantou uma música. Os alunos gostaram e a partir desse momento, um aluno o pediu para que cantasse uma música sempre que entrasse na sala de aula. Um pouco depois de ter começado a dar aulas de física o seu repertório acabou e ele começou a adaptar músicas de seus ídolos ao conteúdo da física.

A experiência pessoal do Professor Pachecão faz ele afirmar que a música é um meio eficaz para chamar o aluno a conhecer uma disciplina. De Laranjal para as salas de aula, o professor de física conseguiu fazer muitos alunos que não gostavam de física pelo menos aceitá-la e tentar compreende-la. Ele afirma que há muitos jovens que não suportam ouvir nem o nome da matéria, tem outros que aceitam , já outros acham que gostam e ainda alguns que tem orgasmos com as explicações. Mas ele ainda diz que o resultado do uso da música na educação é geral e veio de forma concreta: “ Eu fui testado pelo diretor, tinha muitos professores que reclamavam e ele ficava de olho nas provas, e as notas estavam mesmo melhorando muito.” O segredo seria falar a linguagem do jovem e a música hoje, independente do seu ritmo, agrada a todos e é além de tudo uma forma de interação com os alunos. Ele canta suas musicas de acordo com o nível de dificuldade das matérias, quanto mais difícil o conteúdo, mais vezes eram cantadas as canções.

Ele não ignora a parcela de educadores que não concordam com essa lógica de ensino: “Muitos professores reclamavam do barulho das aulas e iam contar para o diretor” . Mas ele disse que não havia como escapar da idéia de que a música atraia os alunos e tornavam as aulas ainda mais produtivas.O personagem ainda conta que tem o lado oposto também, ele diz que muita gente seguiu o seu modelo e hoje ele sabe de casos espalhados por todo o Brasil, de professores que pegaram canções e colocaram nela o conteúdo de disciplinas como Matemática, Biologia, entre outros exemplos.

Assista à um vídeo exclusivo do Professor Pachecão dando uma palinha de uma de suas músicas

Conheça mais letras do Professor Pachecão


5 comentários:

  1. Bruna, a matéria está ótima, mas dê uma revisada na estrutura, tipo vírgulas e assentos. Você conseguiu preencher todos os aspectos sobre a vida do Pachecão, como ele começou a sua carreira e tal. Seria interessante você falar um pouco mais sobre o que ele está fazendo atualmente. Ah... um aluno falando sobre as aulas deles também seria bem vindo. Apenas como um outro ponto de vista mesmo.

    beijoss

    ResponderExcluir
  2. Bruna,

    Legal o blog. Realmente a música é a linguagem dos jovens hoje em dia. Eu, particularmente, não gosto de física e se tivesse um professor que usasse técnicas como essa seria melhor.

    Procure falar com alunos e ex-alunos dele.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Bruna, a matéria está ótima, mas dê uma revisada na estrutura, tipo vírgulas e acentos. Você conseguiu preencher todos os aspectos sobre a vida do Pachecão, como ele começou a sua carreira e tal. Seria interessante você falar um pouco mais sobre o que ele está fazendo atualmente. Ah... um aluno falando sobre as aulas deles também seria bem vindo. Apenas como um outro ponto de vista mesmo.

    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna!
    Gostei da matéria, só acho que podia ter pego um aluno que tenha ou teve aula com ele.
    É sempre muito curioso esse tipo de matéria, acho muito interessante.
    Boa sorte na continuação do blog,
    Beijo,
    Paula Hoelzle.

    ResponderExcluir
  5. Bruna,
    Boa pauta, bom personagem. Como primeiro post, está bem feito e demonstra a iniciativa de correr atrás de uma boa história. Para as próximas, procure ousar nas potencialidades multimídia. A foto do Pachecão também é boa, mas, poderia ser ampliada um pouquinho.
    Abraço,

    ResponderExcluir